8.11.06

Firefox 2 tem dois milhões de downloads em um dia

Em apenas 24 horas, Fundação Mozilla registra média superior a 30 downloads por segundo.

A Fundação Mozilla anunciou que os downloads da versão 2.0 de seu navegador Firefox chegaram à marca de dois milhões em apenas 24 horas, o equivalente a uma média superior a 30 downloads por segundo.

Para Mike Beltzner, chefe de experiência do usuário da Mozilla, o que torna o navegador tão popular é a filosofia de que "menos é mais". Beltzner chegou a comparar o programa com um Honda Civic, um carro popular entre entusiastas de automóveis por sua facilidade de modificá-lo.

"Por padrão, o Firefox é um navegador simples, inteligente, eficiente, confiável e efetivo", declarou, concluindo com o fato de que para programadores e curiosos, "o céu é o limite", se referindo ao código open-source do programa, além dos recursos de extensão e temas, que recebem milhares de colaborações de seus usuários.

Segundo o BetaNews, o número de downloads nas primeiras 24 horas após o lançamento do Firefox ultrapassou as marcas anteriores de 1 milhão, nas primeiras 24 horas da primeira versão, e 1,5 milhões, na versão 1.5.

O número promete ser maior que a marca conquistada pelo rival Internet Explorer 7, da Microsoft, que nos primeiros quatro dias recebeu quatro milhões de downloads, conforme noticiou o site SDA India. Porém, a Microsoft tentará manter a supremacia incluindo a nova versão como um download automático pelo seu sistema de atualização de segurança, Windows Update, o que deve aumentar vertiginosamente a base de downloads.

Link para referência