28.6.08

Melhorando a aparência das fontes TrueType no Linux

*Atualizado em 01/11/2013

Ao atualizar meu sistema a um tempo atrás percebi que as fontes ficaram estranhas, não entendi ate então porque era a mesma fonte que sempre usei há anos. Como tinha que culpar alguém culpei logo a distro mas depois descobri que a culpa não era dela e sim de uma falta no componente de renderização de sub-pixel do FreeType.



clique nas imagens para ampliar

Na realidade esse componente funciona, só é desabilitado por padrão por causa da Apple que alega violação de patente (pra variar) mas a solução é fácil e rápida, vamos lá:

Vamos baixar os fontes da ultima versão do freetype (atualmente é a 2.5.0.1). Após descompacta-lo, vamos editar o arquivo ftoption.h que se encontra no diretório freetype-2.5.0.1/include/freetype/config e alterar as seguintes linhas:


 /* #define FT_CONFIG_OPTION_SUBPIXEL_RENDERING */

 /* #define TT_CONFIG_OPTION_SUBPIXEL_HINTING */

/* #define TT_CONFIG_OPTION_UNPATENTED_HINTING */



Vamos apenas apagar o /* que antecede o #, salve o arquivo.
Agora vamos compilar o freetype normalmente com o tradicional ./configure depois o make e depois (como root) o checkinstall para criarmos um pacote RPM do freetype.

Após esse procedimento, vamos atualizar o freetype original pelo novo pacote gerado:

rpm -Uvh freetype-2.5.0.1.i386.rpm


Caso mostre alguma dependência basta inserir o --nodeps após o nome do pacote.

rpm -Uvh freetype-2.3.6-1.i386.rpm --nodeps
Reinicie o X (Ctrl+Alt+Backspace) e veja a diferença nas fontes.



Uso esse procedimento no openSUSE desde o 10.2 e vem funcionando perfeitamente até agora, não testei em outras distros porém acredito que a dica sirva para todas.