12.1.13

Atualizando automaticamente o Firefox no Linux


Se tem algo que espero ansioso é pelas novas versões do Firefox. E ter que esperar pela distribuição disponibilizar o pacote atualizado, um dia sequer de espera já significa tempo demais.
E sem falar que é muito mais confortável atualizá-lo automaticamente sem ficar abrindo gerenciador de pacote, senha de root, linha de comando, e por ai vai.

OBS: Nunca esquecendo que deve-se desinstalar a versão do Firefox nativa da sua distribuição.  

Primeiro vamos fazer o download do Firefox e salvar no diretório home do usuário. Ao descompactá-lo, será gerado o diretório firefox onde estão os executáveis necessários para o funcionamento do navegador.  Basicamente é só abrir o diretório e clicar no executável firefox que seu navegador já estará funcionando, ou se quiser facilitar, crie um atalho na área de trabalho.
Essa é a dica bem simplista e útil para quem tem um sistema mono-usuário.

Agora se seu Linux tem multi-usuários ou você simplesmente quer caprichar e fazer com que pareça uma instalação nativa da distribuição, segue a dica:
Abra um console e como root (su+senha do root), mova o diretório firefox do seu diretório home para o diretório /opt. (ou qualquer outro diretório de sua preferência)

mv /home/seu_usuario/firefox /opt 

Agora vamos criar um link simbólico do executável do Firefox:

ln -s /opt/firefox/firefox /usr/bin/firefox

 Pronto, agora basta digitar "firefox" num console para invocar o Firefox, ou criar um atalho com o mesmo comando. Pra quem usa KDE, vou dar a dica de como criar entradas no menu Kickoff (menu K).

Clique com lado direito do mouse no menu K e escolha a opção Editar aplicativos e com isso abrirá o Editor de menus do KDE. Clique no meu Navegador da Web e escolha a opção Novo item e no campo Nome escreva o nome do item (ex: Navegador Web Firefox), e na opção Comando digite firefox. Agora escolha o ícone para o aplicativo que se encontra no próprio diretório do Firefox (/opt/firefox/browser/icons/mozicon128.png).





Se quiser criar entradas no painel, nos favoritos ou na área de trabalho, basta encontrar o item no meu K e clique com o lado direito do mouse sobre ele.





 Prontinho, agora é só desfrutar das atualizações em tempo real do seu Firefox. =)